08 outubro 2010

Existe um elixir da eterna juventude?


Ainda não, mas pode estar perto de ser alcançado.Cientistas da Universidade de Milão (Itália) criaram um suplemento de aminoácidos que aumenta a longevidade de ratos, segundo um estudo publicado na revista "Cell Metabolism". Quando administrado a camundongos através da água, essa mistura especial de aminoácidos faz os animais viverem, em média, mais do que camundongos normais. Os principais ingredientes utilizados na mistura é chamado de Cadeia Ramificada de Aminoácidos (BCAA, de acordo com sua sigla em Inglês), contendo especialmente isoleucina, leucina, valina e isoleucina. Segundo Enzo Nisoli, autor do estudo, "esta é a primeira demonstração de que uma mistura de aminoácidos pode aumentar a sobrevida."

Em seu estudo, os pesquisadores ministraram essa mistura a ratos saudáveis do sexo masculino de idade mediana. Os resultados mostraram que os ratos que tiveram o fornecimento dessa mistura de aminoácidos, durante um certo período de meses, viveram mais tempo que os que não tiveram, com uma esperança média de vida de 869 dias, em comparação com 774 dias para animais não tratados. Ou seja, a bebida produziu um aumento na longevidade de 12 por cento.

O aumento da sobrevida foi acompanhado por um aumento na mitocôndria da musculatura esquelética e cardíaca. As mitocôndrias são os componentes celulares responsáveis por alimentar as células. Ratos alimentados com o suplemento também mostraram um aumento na atividade de SIRT1, um gene de longevidade, e o sistema de defesa que combatem os radicais livres. Além disso, os animais tratados aumentaram a sua resistência durante o exercício físico e a coordenação motora melhorou.

As experiências feitas com esses ratos sugerem que a mistura pode ser especialmente benéfica para pessoas idosas ou doentes. "Não pode ser útil para pessoas jovens ou que se preocupam com seu corpo já que se encontram em bom estado", disse Nisoli, acrescentando que ela poderia ser uma estratégia de prevenção e sublinha que os camundongos no estudo tinham uma idade avançada, mas não estavam doentes.

Visto em: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

 

Portal Delta G Copyright © 2009

Google Analytics Alternative